Cerca de seis bandeiras dos Estados Unidos já foram deixadas na Lua

Cerca de seis bandeiras dos Estados Unidos já foram deixadas na Lua
Nasa

Doze homens já pisaram na Lua e todos eles deixaram alguma “lembrancinha” no satélite natural da Terra. Bandeiras, retratos de família e sacos com urina estão entre os objetos levados pelos astronautas norte-americanos que desembarcaram na Lua em missões Apollo da Nasa.

Bandeira dos EUA

Cravar a bandeira norte-americana em solo lunar é uma tradição das expedições Apollo que aterrissaram no satélite natural. A primeira foi colocada por Neil Armstrong em 21 de julho de 1969, primeiro homem a pisar na Lua. Depois dele, tem-se notícia de que outras cinco bandeiras foram cravadas, levadas por astronautas das missões Apollo 12, 14, 15, 16 e 17.

Retrato de família

O astronauta Charlie Duke, que participou da missão Apollo 16, deixou na Lua um retrato da sua família. Ele pisou na Lua em abril de 1972. A foto foi deixada no satélite embalada em plástico. No verso, há a assinatura de todos os que estão na foto.

Bolas de golfe

Na missão Apollo 14, o astronauta Alan Shepard levou duas bolas de golfe até a Lua. Após finalizar a caminhada pelo satélite, ele aproveitou o bastão de coletas e o usou como taco de golfe. Deu algumas tacadas e as bolas ficaram por lá mesmo.

Pena de falcão e martelo

O astronauta David Scott, da missão Apollo 15 em 1971, levou à superfície lunar uma pena de falcão e um martelo. O objetivo era testar uma teoria do matemático Galileu Galilei de que a massa não afeta a força gravitacional. Diferentemente da Terra, na Lua não há resistência aerodinâmica, além de a gravidade ser menor, então todos os objetos jogados da uma mesma altura chegam ao solo ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu. E assim ele conseguiu comprovar a teoria.

Excrementos

Os excrementos humanos não são um problema exclusivo da Terra, eles chegaram também ao solo lunar. Os astronautas que passaram por lá deixaram sacos de lixo contendo urina, fezes e até vômito. Todas as missões que tiveram como destino a Lua deixaram sacos de lixos na superfície lunar.

Leia também: Google celebra os 50 anos da missão Apollo 11 com realidade aumentada

É possível que todos esses objetos, até mesmo os lixos, continuem por lá, exceto as bandeiras que podem ter se desintegrado devido às poeiras e aos raios-ultravioleta do Sol.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Deborah Giannini

Conheça todas as missões Apollo da Nasa:

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here