Biólogos marinhos desenvolvem uma nova técnica parar pesar baleias

Biólogos marinhos desenvolvem uma nova técnica parar pesar baleias

Reprodução/ Twitter @FChristiansen83

Um grupo de cientistas marinhos do Instituto de Estudos Avançados Aarhus, na Dinamarca, desenvolveu uma nova técnica para pesar baleias-franca sem tirá-las do seu habitat natural.

O estudo publicado na revista Methods in Ecology and Evolution utilizou drones para registrar imagens do tamanho do corpo das baleias quanto elas sobem para a superfície para respirar. Segundo os pesquisadores, conhecer o peso do animal é valioso para saber qual o estado de saúde desses animais.

A conta do Twitter do Instituto de Estudos Avançados Aarhus, divulgou um dos vídeos capturados pelo drone.

“Novo método de pesagem de baleias desenvolvido por @AIAS_dk companheiro @FChristiansen83 e colaboradores”.

Os pesquisadores sobrevoaram uma região da Península Valdés, na Argentina, onde cerca de mil baleias se reúnem para procriar durante o invernto. Com as imagens detalhadas dos animais, a equipe desenvolveu um programa que permite conectar o comprimento e largura da baleia para estimar o tamanho do corpo.


Reprodução/Twitter – @FChristiansen83

Para garantir que as estimativas fossem precisas, os resultados são comparados com os registros de peso de baleias-francas encalhadas ou caçadas em operações anteriores.

Fredrik Christiansen, principal autor da pesquisa pelo Instituto de Estudos Avançados Aarhus, pretende usar a técnica recém-desenvolvida para medir e pesar baleias de diferentes espécies, tendo em vista que alguns animais estão sofrendo com a diminuição de peso médio.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here