Projeto inspirado nos ossos e articulações humanas tem como desafio realizar movimentos precisos e delicados com agilidade

Robô que toca piano


Cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram uma mão em uma impressora 3D que pode tocar piano ao ser conectada em um braço robô. 


O design do projeto teve como referência os ossos e as articulações da mão humana para buscar movimentos semelhantes com os de quem toca o instrumento.




O desafio era conseguir medir a força e ter a precisão necessária para a máquina pressionar cada uma das teclas na sequência correta.


Assim como ter ritmo e velocidade para tocar uma música é difícil para as pessoas, a máquina também enfrenta dificuldades nessa tarefa. Por enquanto, o braço mecânico consegue tocar sequências simples de notas e lentamente.




Os pesquisadores acreditam que o sucesso do projeto poderá contribuir para o desenvolvimento de robôs capazes de realizar movimentos precisos, delicados e ágeis. Uma das possíveis aplicação dessa nova tecnologia seria na colheita de frutos direto do pé.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here